Em um mercado cada vez mais competitivo e que exige constante inovação dos negócios, é necessário contar com ferramentas que auxiliem na elaboração do melhor planejamento estratégico e que ajudem os negócios a aproveitarem as oportunidades de crescimento.
A Matriz Ansoff é um dos métodos que pode ajudar empreendedores a terem um melhor direcionamento de como aproveitar as oportunidades de expansão, diversificar o portfólio de produtos/serviços, ou entrar em novos mercados.
De fácil aplicação, essa ferramenta apresenta quatro estratégias para guiar a construção de um planejamento para o crescimento do negócio. Continue lendo este artigo e saiba o que é e como utilizar a Matriz Ansoff na sua empresa.
O que é Matriz Ansoff?
A Matriz Ansoff é uma ferramenta de gestão que pode ajudar empreendedores e gestores a aproveitarem oportunidades de crescimento. Ela propõe quatro estratégias de crescimento para a empresa (indiferente se os produtos já estão ou não no mercado) e auxilia o empreendedor a obter os melhores resultados, a partir de uma direção correta e com as atitudes certas.
A matriz apresenta essas quatro possíveis direções para o crescimento da empresa, baseadas em dois eixos: produtos/serviços x mercado. Eles podem ser novos, ou já existentes.
Como funciona a Matriz Ansoff?
A Matriz Ansoff é composta por quatro quadrantes que representam as quatro diferentes direções de crescimento, definida pela combinação da expansão de produtos/serviços e expansão de mercado.
Conheça os 4 quadrantes da Matriz Ansoff:
- Penetração de mercado: é a combinação de um mercado existente com um produto existente. Tem objetivo de aumentar a participação da empresa no mercado.
- Desenvolvimento de produtos: tem a ideia de atingir o mercado existente, com produtos novos. Nesse caso, a empresa oferece ao mercado habitual uma nova gama de produtos/serviços.
- Desenvolvimento de mercado: tem a ideia de atingir um mercado novo, com produtos já existentes. Por exemplo, a abertura de uma nova loja em uma cidade diferente.
- Diversificação: seria a combinação de um produto novo com um mercado novo, criando soluções para atender novos segmentos de mercado.
Benefícios da Matriz Ansoff
- É uma ferramenta flexível e adaptável;
- Permite que as empresas analisem diferentes opções de crescimento e optem pela estratégia mais adequada aos objetivos almejados;
- Ajuda na tomada assertiva de decisões;
- Auxilia no direcionamento de esforços de crescimento de forma mais eficiente;
- Ajuda as empresas a visualizarem possibilidades de expansão e inovação;
- Permite que as empresas diversifiquem seus riscos;
- Promove uma utilização mais eficiente dos recursos existentes.
Como aplicar a Matriz Ansoff na sua empresa?
A estrutura da Matriz Ansoff conta com quatro quadrantes e dois eixos: produtos/serviços e mercado. Entenda mais sobre como aplicar cada um deles:
1. Penetração no mercado
O foco aqui é aumentar a participação no mercado atual, então é preciso pensar em estratégias que fortaleçam a marca, por exemplo: criar campanhas de marketing para atrair novos clientes, oferecer programas de fidelidade ou de descontos para incentivar a venda recorrente, entre outros.
2. Desenvolvimento de Produtos
Como o objetivo é a inovação ao desenvolver novos produtos/serviços, é necessário estudar o mercado para identificar demandas não atendidas e descobrir a real necessidade, além de conhecer o cliente que consumirá esses produtos. Caso a ideia seja aprimorar um produto existente, vale a pena fazer pesquisas com os clientes já existentes para saber sua opinião.
3. Desenvolvimento de Mercado
Como aqui a ideia é de conquistar ou entrar em novos mercados, com os produtos que a empresa já tem, o passo mais importante é realizar a análise desse novo mercado que se deseja atingir. O desenvolvimento de mercado pode envolver a exploração de novas áreas geográficas, segmentos de clientes ou novos canais de distribuição. Como comentado, abrir uma nova loja em uma cidade diferente, é um exemplo clássico nesse quadrante.
4. Diversificação
Essa estratégia envolve a diversificação de produtos e mercados e é considerada a mais arriscada. Embora ofereça oportunidades de crescimento, ela também vem com riscos, já que a empresa se move para áreas onde não tem experiência.
A Matriz Ansoff é uma ferramenta essencial no planejamento estratégico de uma empresa. Ela proporciona uma visão clara das oportunidades de crescimento e dos riscos associados e permite que as empresas tomem decisões informadas e alinhadas com seus objetivos de longo prazo.
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