Você sabia que os produtos têm um ciclo de vida? E que é muito importante entender e acompanhar este ciclo para ficar atento antes do mesmo do produto entrar em declínio?
O ciclo de vida do produto são as etapas que todo produto percorre, desde a concepção, até o momento em que ele é descontinuado e retirado do mercado. Ou seja, a duração comercial dele.
Por este motivo, é muito importante contar com tecnologias e ferramentas que permitam o acompanhamento e análise dos itens durante toda a jornada existencial, para criar estratégias para que o produto permaneça por maior tempo no mercado.
Conheça agora as fases do ciclo de vida de um produto:
Fases do ciclo de vida do produto
O ciclo de vida de um produto é formado por quatro fases:
Introdução: assim que o produto é lançado no mercado e é uma novidade;
Crescimento: quando está se tornando mais conhecido e sua comercialização está em crescimento;
Maturidade: quanto ele já não é mais uma novidade e está atingindo o ápice da sua comercialização;
Declínio: quando a comercialização já está em declínio. Muitas vezes já surgiram outros produtos lançados pela concorrência com novidades e inovações.
Ou seja, antes mesmo de ele estar na fase de declínio, por exemplo, ele já deixou de ser novidade e requer que o empreendedor inove e o substitua por outras soluções. Os produtos podem e devem evoluir se quiserem se manter no mercado. Basta olharmos brevemente para o passado e ver a melhoria feita em produtos como aparelhos celulares, computadores e sistemas.
Como saber qual é o ciclo de vida do meu produto?
Com planejamento e indicadores corretos de desempenho, você conseguirá ter essa análise e poderá buscar por novas possibilidades com assertividade e antecedência.
Nós podemos ajudar sua empresa a descobrir o ciclo de vida de seus produtos. Entre em contato conosco para saber mais!