Basear-se em dados reais é essencial para tomar decisões estratégicas de forma inteligente e eficiente no seu negócio. Um gestor que utiliza análise de dados, tem mais chance de obter sucesso comercial das operações, justamente por ter um olhar amplo do negócio e melhorar a experiência com o cliente.
Trabalhar com dados concretos, torna possível uma análise minuciosa e em tempo real sobre sua carteira de clientes, vendas e negociações realizadas. E ainda, dependendo do grau de maturidade da utilização de ciência de dados dentro da organização, pode se obter outras informações fundamentais como: previsões de mercado, análise de concorrentes e relatórios mais detalhados sobre todas as ações e processos comerciais.
Saiba mais sobre os benefícios:
Tomada de decisão assertiva com dados reais
Quando um gestor usa fundamentos a partir de “achismos”, há muito mais chance de cometer erros na tomada de decisão. Além disso, levar em consideração somente informações superficiais, poderá prejudicar o seu negócio, tanto no momento da criação de metas e estratégias, quanto em identificar necessidades/problemas (corrigindo-as de forma rápida e eficiente) e oportunidades (aproveitando-as de forma correta). Isso porque ao encontrar um problema, é imprescindível que seja solucionado imediatamente para não prejudicar a organização, e quanto à oportunidade, deve ser analisada de forma ágil e precisa, para de fato trazer novas vendas e oportunidades de negócio à sua empresa.
Visão global sobre a carteira de clientes
Em relação aos clientes, a análise de dados em tempo real possibilita uma visão global sobre a sua carteira, identificando quais são as suas preferências, poder e frequência de compra e, inclusive, a satisfação deles com sua empresa.
Riscos minimizados por meio do monitoramento de indicadores
A tomada de decisão baseada na análise correta de dados garante que os riscos do seu negócio sejam minimizados ao máximo. Por meio do monitoramento de indicadores, é possível que as informações da sua empresa tornem-se muito mais sistemáticas, objetivas, consistentes, relevantes e racionais, lhe ajudando a otimizar os processos da sua equipe comercial.
Há muitos recursos que podem ser utilizadas para mensurar ações através de dados como números e percentuais, como CRM (Customer Relationship Management) e KPIs (KPIs - Key Performance Indicator).
Acompanhe os próximos textos aqui do nosso blog e saiba mais sobre essas ferramentas!