Uma das melhores maneiras de impulsionar o desempenho da sua empresa é rastrear a qualidade dos leads em cada estágio do funil de vendas. Esse processo é especialmente importante para líderes de vendas que precisam de um conhecimento de alto nível do processo de vendas da equipe.
Medir as métricas de desempenho em cada estágio do funil de vendas ajuda a identificar os blocos no pipeline e focar nos estágios e atividades mais eficazes.
Taxas de conversão
Entender as taxas de conversão de seus clientes em potencial é fundamental para entender o desempenho do funil de vendas e quais etapas e atividades têm o maior retorno sobre o investimento.
Para obter uma visão geral básica do desempenho do funil de vendas, você deve acompanhar as métricas de conversão, que podem ser conferidas em nosso texto anterior.
Duração do ciclo de vendas
A duração do ciclo de vendas é a quantidade média de tempo entre o primeiro contato com um cliente potencial e o fechamento do negócio. Essa é uma métrica importante a ser rastreada porque pode dizer a você quão eficiente é seu processo de vendas e ajudá-lo a prever as vendas com mais precisão. Por exemplo, se você sabe a duração média do ciclo de vendas, pode estimar o número de negócios ganhos que terá em um determinado período de tempo, com base em quantos clientes em potencial estão atualmente em seu pipeline. No entanto, como a duração do ciclo de vendas pode variar dependendo do tipo ou fonte de clientes em potencial (por exemplo, saída vs. entrada), você pode desejar segmentar essa métrica para obter insights mais precisos.
Número de negócios em seu pipeline
Como empreendedor, você precisa saber quantas negociações ativas possui atualmente no pipeline de vendas. Essa métrica o ajudará a avaliar o quão saudável é seu pipeline (por exemplo, você tem leads suficientes para cumprir sua cota de vendas?) e a prever vendas com mais precisão.
Valor do pipeline
Semelhante ao número de negócios, você também deseja rastrear o valor total do seu pipeline ou o valor total de todos os clientes em potencial qualificados no pipeline. Para acelerar as vendas, você precisa aumentar o valor do pipeline e o número de negócios, ao mesmo tempo que encurta o ciclo de vendas. Ao rastrear essas métricas, junto com suas taxas de conversão, você pode otimizar seu pipeline e gerenciar estrategicamente as atividades de sua equipe de vendas.
Nós somos especialistas em acompanhar o desempenho do funil de vendas e em implantar a inteligência comercial nas empresas. Entre em contato conosco e conte com nossa consultoria para auxiliar seu negócio!