Alcançar todos os pontos da inteligência comercial, trará uma grande melhoria no retorno do investimento em toda a empresa, desde o gerenciamento da eficiência do dia a dia, métricas de conversão de vendas e experiência do cliente, até a análise, modelagem e elaboração estratégias de crescimento futuro.
Sem o insight e as disciplinas corretas, é fácil cair nas velhas maneiras de fazer as coisas, em hipóteses e preconceitos — especialmente sobre o comportamento e as preferências do cliente — e isso pode colocar sua empresa no caminho errado. Em particular, tecnologias inteligentes estão sendo adotadas para rastrear, informar, orientar, gerenciar e medir a experiência do cliente, incorporando a noção firmemente na cultura da empresa de que cada equipe e cada indivíduo são responsáveis por colocar o cliente no centro do negócio.
Como já sugerimos, o foco está se afastando das soluções específicas do departamento comercial, para implementações que ajudem as empresas a manter todas as atividades táticas e estratégicas de negócios estreitamente alinhadas com os objetivos atuais.
É por isso que a inteligência comercial pode ser sucintamente descrita como fornecedora de uma ideia mais clara de como suas empresas estão funcionando e se estão cumprindo suas metas.