A inteligência comercial permite que a empresa conheça e analise informações para sua tomada de decisão. Desde a definição do planejamento comercial, passando pelas táticas para geração de novos clientes em potencial até o fechamento da venda. Em outras palavras, podemos dizer que a inteligência comercial fornece um modo completo de organizar a estratégia de vendas da empresa e ajuda a alcançar de forma assertiva estes clientes.
Durante muito tempo as empresas concentravam toda sua atenção em altos volumes de prospecção, e a busca por novos clientes era por tentativa e erro, desperdiçando tempo e recursos até encontrar o perfil ideal do cliente.
Com a natural evolução de conceitos e práticas de negócio, a inteligência comercial torna-se protagonista na otimização da força de venda e na construção de ofertas que aproximem mais a necessidade do cliente do que a empresa pode oferecer. De forma prática, ela é aplicada através de ferramentas tecnológicas que ajudam a monitorar o volume de dados recolhidos e transformá-los em informação útil e prática, que serão insumos para construção das estratégias de vendas. Ou seja, com ela é possível focar em clientes potenciais reais, aumentar o número de vendas, potencializar os resultados e ter maior destaque e participação no mercado.
Mapeamento da concorrência
Entre as funções da inteligência comercial, está o mapeamento da concorrência. É necessário que seja realizada uma comparação entre a sua empresa e os seus principais concorrentes, para então definir pontos fortes e diferenciais do seu negócio no mercado.
No mercado atual altamente competitivo, é essencial para um negócio ter diferenciais para se destacar da concorrência e com essa comparação, é possível mostrar ao cliente os pontos fracos da concorrência e o que a sua empresa oferece de soluções para suprir as necessidades dele.
Análise de oportunidades, tendências e expansão de mercado
A inteligência comercial utiliza dados e informações coletadas para conseguir identificar oportunidades. No entanto, tudo está sempre em constante mudança e inovação, e por isso é indicado que a empresa sempre esteja atualizada em novidades, soluções em tecnologia, estratégias, comunicação e claro, que sempre renove a qualificação na área de atuação.
É importante lembrar, que estratégias de expansão do mercado também fazem parte da inteligência comercial. Muitas vezes o número de clientes em potencial pode ser baixo e por este motivo, é necessário que o negócio implante novas estratégias e inovação para conquistá-los antes da concorrência.
Isso pode gerar outras novas oportunidades, já que poderá atingir clientes que não estavam na linha estratégica, ou retomar aqueles que não haviam fechado negócio por acreditar que ainda faltava alguma solução.